O primeiro-ministro do Japão, Shigeru Ishiba, anunciou sua renúncia neste domingo (7), um dia antes de uma reunião crucial de seu partido para decidir sobre uma antecipação excepcional das primárias que o teria deposto da chefia de governo após resultados eleitorais decepcionantes. “Decidi renunciar como líder do Partido Liberal Democrata (PLD), então, de acordo com os estatutos internos, a convocação de uma campanha extraordinária para escolher um novo presidente já não é necessária”, disse Ishiba em uma entrevista coletiva convocada às pressas após o vazamento de sua decisão.
Eu vinha dizendo há um tempo que não tinha a intenção de me apegar ao cargo e que anunciaria minha decisão no momento certo”, declarou Ishiba, que acrescentou que esse momento é agora, um dia após o retorno ao país do negociador japonês em matéria de tarifas, Ryosei Akazawa, depois da assinatura da ordem executiva dos Estados Unidos para reduzir em 15% as taxas sobre veículos japoneses. Akazawa, também ministro da Revitalização Econômica e colaborador próximo de Ishiba, foi um dos membros de seu gabinete presentes durante a coletiva, junto com o porta-voz do governo, Yoshimasa Hayashi, entre outros.
Leia a matéria completa em: https://jovempan.com.br/noticias/mundo/primeiro-ministro-do-japao-renuncia-apos-derrota-eleitoral.html
Fonte: jovempan.com.br