Em um movimento feito por pessoas conhecidas como jouhatsu, japoneses optam por desaparecer e abandonar suas vidas, suas casas e suas famílias. A prática, que acontece discretamente no Japão há décadas, conta com empresas que auxiliam os interessados em "evaporar".
O que é e o que motiva os jouhatsu
Desaparecer sem deixar rastros não é uma prática exclusiva aos japoneses. No entanto, no país asiático a prática conta até com um nome para aqueles que desejam começar uma nova vida. Os jouhatsu decidem seguir um novo caminho sem olhar para trás.
O termo dedicado a essas pessoas significa "evaporação". A definição de jouhatsu indica aqueles que somem propositalmente e escondem seu novo paradeiro até mesmo de suas famílias "antigas".
As motivações que levam à 'evaporação' geralmente são negativas. A pressão por um bom desempenho no emprego, uma desilusão amorosa, dificuldades financeiras ou o sentimento de insatisfação generalizada podem fazer com que a pessoa opte por desaparecer do cenário em que está vivendo e buscar uma nova realidade.
Não corresponder às expectativas de terceiros também pode provocar o movimento dos jouhatsu. Em entrevista à rede britânica BBC, Sugimoto [que solicitou anonimato parcial, não tendo seu primeiro nome divulgado] contou que não desejava tocar o negócio do pai. Para fugir da angústia que a situação causava, Sugimoto deixou sua cidade e não revelou a ninguém seu destino. " Fiquei farto das relações humanas. Peguei uma mala e desapareci. Eu simplesmente fugi", explicou.
Leia a matéria completa em: https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2024/12/23/jouhatsu.htm?utm_source=whatsapp-network&utm_medium=compartilhar_conteudo&utm_campaign=organica&utm_content=geral
Fonte: noticias.uol.com.br