O Japão registrou em 2024 um número recorde de 22.878 crianças nascidas de pais não japoneses, representando 3,2% de todos os nascimentos no país. Esse aumento é um reflexo das mudanças demográficas e do crescimento da população estrangeira, que tem gerado intensos debates políticos sobre imigração.
O aumento de mais de 3 mil nascimentos em relação ao ano anterior evidencia uma tendência que se intensifica no contexto de uma população envelhecida e em declínio. Enquanto o número de nascimentos entre casais japoneses caiu para 686.173, representando uma redução de 41.115 em comparação ao ano anterior, os nascimentos de crianças estrangeiras ajudaram a mitigar essa queda.
Crescimento da População Estrangeira
A população estrangeira no Japão tem crescido rapidamente, com 3,95 milhões de residentes legais, conforme dados do serviço de imigração. A maioria desses imigrantes é composta por jovens na faixa dos 20 e 30 anos, que tendem a permanecer no país por mais tempo e formar famílias. As mulheres chinesas são a maior parte das mães estrangeiras, seguidas por mulheres das Filipinas e do Brasil.
Leia a matéria completa em: https://www.portaltela.com/noticias/politica/2025/10/13/japao-registra-recorde-de-bebes-de-pais-estrangeiros-durante-crise-migratoria
Fonte: portaltela.com