O governo do Japão anunciou planos para criminalizar o implante de embriões humanos geneticamente editados, passando de diretrizes voluntárias para legislação obrigatória. A proposta, aprovada por um painel de especialistas dos ministérios da Saúde e da Ciência em 4 de dezembro, deve ser enviada à sessão parlamentar ordinária de 2026, prevista para iniciar em janeiro.
Sanções previstas e alcance da medida
O projeto estabelece penas de até 10 anos de prisão ou multas de até 10 milhões de ienes (cerca de US$ 64 mil) para quem realizar o implante de embriões editados em úteros humanos ou animais.
A regulamentação também vale para embriões criados a partir de óvulos e espermatozoides derivados de células-tronco pluripotentes induzidas ou células-tronco embrionárias.
Atualmente, essas práticas são proibidas apenas por diretrizes, sem consequências legais. Segundo o painel, a criação de uma lei é necessária porque o conhecimento científico disponível ainda é limitado, o que impede avaliar riscos e especificações técnicas de possíveis aplicações clínicas.
Leia a matéria completa em: https://www.notisul.com.br/japao-criminalizar-implantes-embrioes-geneticamente-editados/
Fonte: www.notisul.com.br